Documento sem título
HOME Cadastre-se | Cesta de compras | Meus pedidos | Central de atendimento | Quem somos
BUSCA:

 

Enfeite De Resina Tubarão De Abrir
45,00

Ração Alcon Oscar 300g
47,90

Ração Tropical Cichlid Carnivore 90g
45,00

MONTAGEM DO AQUÁRIO

Antes mesmo da montagem de seu novo aquário você deve saber um pouco mais sobre o EQUILÍBRIO BIOLÓGICO.

O equilibrio biológico e um dos mais importantes segredos no sucesso dentro da Aquariofilia, este fator está na compreensão de determinados conceitos, que integrados sintetizam todo um complexo estudo cientifico, e entender a biologia que existe no aquário já é um primeiro passo.

Um aquário, para que possa reproduzir um pedaço da natureza e de certa forma possa ser um ambiente ideal para a vida dos peixes, das plantas e de microscópios seres que vivem e se reproduzem, formando um mundo rico em cores, vida e movimento, é necesário conhecermos um pouco do termo “EQUILÍBRIO BIOLÓGICO”, para assim começar a entender á fundo a Ciência da Aquariófilia.

Quando pensamos em Equilíbrio Biológico, pensamos em Biologia, que é a ciência que estuda os seres vivos pela observação e experiência, e as suas relações. Por tudo isso, já dá para imaginar que o seu aquário não possui só os peixes vivendo nele, e sim bactérias e mais o mundo vegetal, composto de plantas e algas.

Agora qual seria a fórmula para atingirmos este equilíbrio? Pois bem, num aquário, o equilíbrio não é um fim á atingir, mas sim algo que vai sendo mantido com a ajuda do própio aquarista, que vai procurar, através de pesquisas e estudos, informações sobre o que podemos utilizar em nosso aquário para mantê-lo por muito tempo saudável e equilibrado e pode ficar certo de que em um aquário estabilizado, dificilmente ocorrerão problemas de doenças em nossos peixes.

Imaginemos um aquário completo. O Equilíbrio Biológico é a síntese de uma série de fatores que se unem num só objetivo. E como se processa este equilíbrio? Imaginemos o peixe, este se alimenta de vitaminas, sais orgânicos, carbo hidratos existentes nos alimentos, e soltam no aquário as suas fezes, que assim como o resto de comida, folhas de plantas naturais mortas, e até mesmo cadáveres de peixes, formam um conjunto de acumulo de detritos orgânicos, que são imediatamente atacados pelas bactérias aeróbicas (as que necessitam de oxigênio) transformando-os em amônia (tôxina tôxica para os peixes). A Amônia é atacada por um outro grupo de bactérias que á transformam em nitrito, que também é tôxico para os peixes. O nitrito é atacado por um novo grupo de bactérias que é transformado em nitrato, este não tôxico para os peixes e que serve como nutriente (alimento) para as plantas naturais. Deste modo está fechado o ciclo biológico em nosso aquário. Que coisa interessante, não? Por tudo que foi comentado até aqui, dá para se notar que devemos observar em nosso aquário alguns pontos para torná-lo própio para a formação deste equilíbrio:

- aquário bem montado.
- água com PH e temperatura adequada para os peixes do aquário.
- alimentação sempre variada e balanceada.
- plantas naturais.
- filtro biológico, químico e mecânico, seja ele externo ou interno.
- o excesso de peixes e/ou de alimento impedem a formação deste equilíbrio.

A MONTAGEM DO AQUÁRIO:

Vários fatores devem ser levados em conta antes de começar a montagem de seu aquário. Esses fatores irão determinar a melhor vida util ao seus peixes. Segue abaixo algumas dicas e técnicas para você que ainda é um iniciante neste ramo, o aquarismo.

PROCEDIMENTOS:

OBS: NÃO COMPRE AINDA OS PEIXES.

  1. Lave bem o aquário, por dentro e por fora, somente com água corrente, nunca use sabão ou detergente. Usar uma esponja neutra de lavar louça, compre e use esta esponja somente para a limpeza deste aquário.

  2. Coloque o aquário no local onde ele ficará permanentemente. O ideal é deixá-lo num canto de sala, onde não bata luz solar, evite quintais ou varandas, ao contrário seu aquário ficará cheio de algas (água verde).

  3. Escolha o filtro para seu aquário, você terá varias opções, indicamos o uso do filtro externo que contenha o refil com lã e carvão ativado e também que possua uma placa biólogica para a fixação das bactérias do seu novo aquário.

  4. Lavar muito bem a mistura de cascalho e seixos rolados, que formarão o solo do aquário, em água corrente, até que se perceba que a água da lavagem começa a correr cristalina.

  5. Monte seu aquário com o cascalho já lavado.

  6. Encha o aquário com água filtrada ou trate-a com o anti cloro.

  7. Depois de cheio, instale os componente eletricos, filtro e o termostato para manter a temperatura ideal. Recomendamos a regulagem da temperatura em 26 graus ou 28 graus. Utilize um termômetro para verificar se está tudo correto.

  8. Sem colocar peixes, deixe durante 7 dias o filtro e o termostato ligado, este tempo e necessário para que o aquário comece a formar, através de transformações bacterianas, o equilibrio biológico. Se possivel tampe o aquário.

  9. Se desejar coloque algumas plantas naturais, elas ajudam no equilibrio do aquário é até mesmo na eliminação de algumas tóxinas. Se colocar plantas coloque também uma iluminação para mante-las vivas por um periodo maior.

  10. Depois de passado 7 dias, meça o PH da água e coloque peixes compativeis entre si e com o valor de PH encontrado no seu aquário.

  11. Só coloque os peixes no aquário após 7 dias. Esse período de uma semana servirá para que a água alcance seu equilíbrio biológico, pois criará uma população adequada de microorganismos necessários na filtragem biológica. Colocando os peixes antes desse período poderá ocasionar a morte dos mesmos.

FONTE: AQUARISMO BÁSICO de MARCUS MARQUES DA SILVA.




>> Montagem do Aquário

>> Escolha do Aquário

>> O que usar no Aquário

>> Manutenção do Aquário

>> Espécies de Peixes

>> Cuidados com os Peixes

>> Doenças e Curas




"PREÇOS VÁLIDOS SOMENTE PARA COMPRAS PELA INTERNET"

CASA DA ADA

Rua: Goitacazes, Nº 639
Mercado Central – Centro
Belo Horizonte - Minas Gerais
Cep: 30190-051
Tel: (31) 3568-6710

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

© 2011. Otimização de sites. Todos os direitos reservados.