Documento sem título
HOME Cadastre-se | Cesta de compras | Meus pedidos | Central de atendimento | Quem somos
BUSCA:

 

Labcon Garden Anti Algas - 5kg
426,90

Carvão Ativado Peletizado Boyu - 1000g
50,90

Ração Alcon Ciclídeos Grânulos 130g
22,10

MONTAGEM DO AQUÁRIO

Antes mesmo da montagem de seu novo aquário você deve saber um pouco mais sobre o EQUILÍBRIO BIOLÓGICO.

O equilibrio biológico e um dos mais importantes segredos no sucesso dentro da Aquariofilia, este fator está na compreensão de determinados conceitos, que integrados sintetizam todo um complexo estudo cientifico, e entender a biologia que existe no aquário já é um primeiro passo.

Um aquário, para que possa reproduzir um pedaço da natureza e de certa forma possa ser um ambiente ideal para a vida dos peixes, das plantas e de microscópios seres que vivem e se reproduzem, formando um mundo rico em cores, vida e movimento, é necesário conhecermos um pouco do termo “EQUILÍBRIO BIOLÓGICO”, para assim começar a entender á fundo a Ciência da Aquariófilia.

Quando pensamos em Equilíbrio Biológico, pensamos em Biologia, que é a ciência que estuda os seres vivos pela observação e experiência, e as suas relações. Por tudo isso, já dá para imaginar que o seu aquário não possui só os peixes vivendo nele, e sim bactérias e mais o mundo vegetal, composto de plantas e algas.

Agora qual seria a fórmula para atingirmos este equilíbrio? Pois bem, num aquário, o equilíbrio não é um fim á atingir, mas sim algo que vai sendo mantido com a ajuda do própio aquarista, que vai procurar, através de pesquisas e estudos, informações sobre o que podemos utilizar em nosso aquário para mantê-lo por muito tempo saudável e equilibrado e pode ficar certo de que em um aquário estabilizado, dificilmente ocorrerão problemas de doenças em nossos peixes.

Imaginemos um aquário completo. O Equilíbrio Biológico é a síntese de uma série de fatores que se unem num só objetivo. E como se processa este equilíbrio? Imaginemos o peixe, este se alimenta de vitaminas, sais orgânicos, carbo hidratos existentes nos alimentos, e soltam no aquário as suas fezes, que assim como o resto de comida, folhas de plantas naturais mortas, e até mesmo cadáveres de peixes, formam um conjunto de acumulo de detritos orgânicos, que são imediatamente atacados pelas bactérias aeróbicas (as que necessitam de oxigênio) transformando-os em amônia (tôxina tôxica para os peixes). A Amônia é atacada por um outro grupo de bactérias que á transformam em nitrito, que também é tôxico para os peixes. O nitrito é atacado por um novo grupo de bactérias que é transformado em nitrato, este não tôxico para os peixes e que serve como nutriente (alimento) para as plantas naturais. Deste modo está fechado o ciclo biológico em nosso aquário. Que coisa interessante, não? Por tudo que foi comentado até aqui, dá para se notar que devemos observar em nosso aquário alguns pontos para torná-lo própio para a formação deste equilíbrio:

- aquário bem montado.
- água com PH e temperatura adequada para os peixes do aquário.
- alimentação sempre variada e balanceada.
- plantas naturais.
- filtro biológico, químico e mecânico, seja ele externo ou interno.
- o excesso de peixes e/ou de alimento impedem a formação deste equilíbrio.

A MONTAGEM DO AQUÁRIO:

Vários fatores devem ser levados em conta antes de começar a montagem de seu aquário. Esses fatores irão determinar a melhor vida util ao seus peixes. Segue abaixo algumas dicas e técnicas para você que ainda é um iniciante neste ramo, o aquarismo.

PROCEDIMENTOS:

OBS: NÃO COMPRE AINDA OS PEIXES.

  1. Lave bem o aquário, por dentro e por fora, somente com água corrente, nunca use sabão ou detergente. Usar uma esponja neutra de lavar louça, compre e use esta esponja somente para a limpeza deste aquário.

  2. Coloque o aquário no local onde ele ficará permanentemente. O ideal é deixá-lo num canto de sala, onde não bata luz solar, evite quintais ou varandas, ao contrário seu aquário ficará cheio de algas (água verde).

  3. Escolha o filtro para seu aquário, você terá varias opções, indicamos o uso do filtro externo que contenha o refil com lã e carvão ativado e também que possua uma placa biólogica para a fixação das bactérias do seu novo aquário.

  4. Lavar muito bem a mistura de cascalho e seixos rolados, que formarão o solo do aquário, em água corrente, até que se perceba que a água da lavagem começa a correr cristalina.

  5. Monte seu aquário com o cascalho já lavado.

  6. Encha o aquário com água filtrada ou trate-a com o anti cloro.

  7. Depois de cheio, instale os componente eletricos, filtro e o termostato para manter a temperatura ideal. Recomendamos a regulagem da temperatura em 26 graus ou 28 graus. Utilize um termômetro para verificar se está tudo correto.

  8. Sem colocar peixes, deixe durante 7 dias o filtro e o termostato ligado, este tempo e necessário para que o aquário comece a formar, através de transformações bacterianas, o equilibrio biológico. Se possivel tampe o aquário.

  9. Se desejar coloque algumas plantas naturais, elas ajudam no equilibrio do aquário é até mesmo na eliminação de algumas tóxinas. Se colocar plantas coloque também uma iluminação para mante-las vivas por um periodo maior.

  10. Depois de passado 7 dias, meça o PH da água e coloque peixes compativeis entre si e com o valor de PH encontrado no seu aquário.

  11. Só coloque os peixes no aquário após 7 dias. Esse período de uma semana servirá para que a água alcance seu equilíbrio biológico, pois criará uma população adequada de microorganismos necessários na filtragem biológica. Colocando os peixes antes desse período poderá ocasionar a morte dos mesmos.

FONTE: AQUARISMO BÁSICO de MARCUS MARQUES DA SILVA.




>> Montagem do Aquário

>> Escolha do Aquário

>> O que usar no Aquário

>> Manutenção do Aquário

>> Espécies de Peixes

>> Cuidados com os Peixes

>> Doenças e Curas




"PREÇOS VÁLIDOS SOMENTE PARA COMPRAS PELA INTERNET"

CASA DA ADA

Rua: Goitacazes, Nº 639
Mercado Central – Centro
Belo Horizonte - Minas Gerais
Cep: 30190-051
Tel: (31) 3568-6710

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

© 2011. Otimização de sites. Todos os direitos reservados.